a nossa missão | visão e valores
a nossa missão

A F.P.P.D. tem como missão organizar, dinamizar e fortalecer a Pesca Desportiva em todas as suas disciplinas e categorias, num todo harmonioso, assegurando a respetiva continuidade e crescimento em todo o território nacional e em todas as faixas etárias, com o objetivo de alcançar o mais alto nível nacional e internacional.

a nossa visão

A F.P.P.D. deve fortalecer cada vez mais o seu papel como referência central no desenvolvimento da Pesca Desportiva em Portugal, de tal modo que esta atividade se destaque crescentemente a nível Nacional e Internacional.

A F.P.P.D. assume-se como a entidade dinamizadora da Pesca Desportiva enquanto atividade desportiva, económica, social, educativa e recreativa.

valores da fppd

Os valores que exprimem a Visão e a Missão da F.P.P.D. e que criam as melhores condições para a realização dos seus objetivos são:

Acreditamos que só terá sucesso se todos os seus parceiros e praticantes tiverem, igualmente, sucesso. Por isso, será sempre solidária, transparente e leal.

Regemo-nos por princípios que permitem o desenvolvimento sustentado e promove sempre a obediência aos mais elevados padrões éticos, sociais e de responsabilidade ambiental.

Garantimos a verdade desportiva no cerne das suas decisões, através do funcionamento democrático da sua estrutura e do diálogo com os seus parceiros.

Encorajamos a inclusão, a aquisição de conhecimentos e um estilo de vida saudável.

mensagem |  do presidente

“Os Pescadores Desportivos preservam a Natureza.

A existência da F.P.P.D. depende exclusivamente do que a Natureza lhe dá, usufruindo desse privilégio e condição para fomentar a prática de um desporto maravilhoso ao ar livre.

A evolução da modalidade de pesca desportiva e a prática da mesma tem vindo a sensibilizar-nos cada vez mais a amar e a respeitar os peixes.

Sem peixes não há pesca desportiva e desta forma a sua captura exige que o mesmo seja devolvido vivo ao seu habitat natural.

Este avanço de mentalidade em compreender o quão importante é o gesto de respeitar o peixe faz de cada pescador desportivo uma pessoa melhor, um ser humano mais evoluído.

Temos, por isso, uma grande dificuldade em entender que alguém com responsabilidade nos destinos dos povos venha propor por lei a morte em alta escala das carpas, dos achigãs e da trutas arco-íris.

Reprovamos veementemente esta postura insensata e desequilibrada que demonstra não só um desconhecimento total sobre a matéria mas também um enorme desrespeito para com outros seres vivos que proporcionam aos milhares e milhares de pescadores uma alegria imensa.

Lembre-se, pratique a pesca sem morte, pratique Pesca Desportiva.”

Carlos Baptista